Projetos de Recuperação de estrutura
Projetos de Recuperação de estrutura
Antes de demolir, aplicar telas em fissuras, tamponar uma concretagem mau executada, ou realizar qualquer tipo de tratamento para armaduras que estão apresentando corrosão, você precisa entender o que aconteceu, como essa manifestação patológica iniciou, qual sua causa e para isso você precisa de um bom diagnóstico baseado em inspeção detalhada com monitoramento e ensaios e assim encontrar uma terapia adequada para a correção ou reparo. Esse diagnóstico, inspeção detalhada, monitoramento, ensaios e uma terapia adequada a Vivus Engenharia pode ter oferecer e trazer redução de custos, pois um reparo sem diagnóstico pode elevar os custos e uma progressão geométrica de razão 5x conforme a lei de Sitter.
Lei de Sitter é um estudo que comprova que a prevenção, manutenção e o correto diagnóstico reduz os custos do reparo, Segundo Helene (1992), a negligência em submeter problemas patológicos a métodos corretivos acarretam elevados custos de recuperação e reparo. Porquanto sua evolução permite o agravamento e/ou surgimento de outros danos, podendo resultar em condições de inabitabilidade da edificação.
Assim, as intervenções serão mais promissoras quanto mais cedo forem executadas por seu responsável.
A Vivus Engenharia realiza ensaios de:
Inspeção por Boroscópio
Conhecido como videoscopia que consiste em um sistema de câmeras acoplado a um cabo que permite a visualização dentro de tubulações.
Termografia
Termografia é uma técnica que permite mapear uma região com objetivo de distinguir áreas de diferentes temperaturas. Excelente para encontrar o foco das infiltrações e vazamentos
Ensaio de carbonatação
O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração de pH do concreto. É um ensaio considerado destrutivo, mas importante para a estrutura e quando realizado em fase inicial pode ser recuperar o pH do concreto e reduzir custos com reparos. A camada do concreto com teor baixo de pH permite a oxidação da armadura que leva a corrosão e desplacamento.
Monitoramento de trincas e fissuras
Estudo permite a classificação das trincas e fissuras como ativa ou passiva permitindo assim uma terapia correta para a edificação.
Ensaio de potencial de corrosão
A medida do potencial de corrosão é utilizada para classificar a probabilidade de corrosão de armaduras do aço carbono imersas em concreto, isto é, se as armaduras apresentam-se ou não em estado de corrosão.